No passado dia 27 de novembro, os alunos das turmas 11.ºD e 11.ºE do ensino profissional participaram numa visita de estudo a Lisboa, no âmbito da disciplina de Português, com o objetivo de realizar o roteiro queirosiano associado ao estudo da obra Os Maias, de Eça de Queirós.
O percurso literário permitiu aos estudantes explorar alguns dos espaços mais emblemáticos presentes no romance, estabelecendo pontes entre a ficção e a realidade urbana lisboeta. Ao percorrer locais como o Chiado, o Bairro Alto, a Baixa Pombalina ou o Ramalhete, os alunos tiveram oportunidade de compreender de forma mais viva e contextualizada as críticas sociais, os ambientes e as personagens que marcam a obra.
A visita integrou-se também nos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), promovendo o trabalho interdisciplinar: na turma 11.ºE, em articulação com a disciplina de Área de Integração e na turma 11.ºD, com a disciplina de Matemática. Esta abordagem permitiu relacionar o património literário com dimensões sociais, históricas e até matemáticas, enriquecendo a experiência pedagógica e tornando-a mais significativa.
Participaram nesta visita os docentes Maria da Ascensão Antunes e António Sardinha, tendo a mesma sido dinamizada pelas docentes Ana Lourenço e Vera Pinheiro, que destacam o envolvimento e a curiosidade demonstrados pelos alunos ao longo do percurso e congratulam-se com o sucesso desta iniciativa, que reforça a importância das práticas educativas fora da sala de aula e promove uma aprendizagem mais completa, crítica e interdisciplinar.











