“À Descoberta da Escola” – Jogo de Transição ao 2º Ciclo

No passado dia 12 de junho, o edifício do 2º ciclo recebeu os alunos do 4º ano de escolaridade para mais uma edição do jogo “À Descoberta da Escola”, uma iniciativa que se tem consolidado como uma tradição na preparação dos estudantes para a importante transição ao 5º ano.

Esta atividade lúdico-pedagógica foi organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação, contando com a colaboração das psicólogas das entidades parceiras do Agrupamento de Escolas de Campo Maior e do docente José Emílio Pernas. O objetivo principal passou por familiarizar os futuros alunos do 2º ciclo com o novo ambiente escolar, reduzindo as naturais ansiedades associadas a esta mudança e promovendo uma integração mais suave e positiva.

Durante o jogo, os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de explorar as instalações, conhecer os diferentes espaços da escola e compreender melhor a dinâmica do 2º ciclo. As atividades foram pensadas de forma a combinar diversão e aprendizagem, permitindo que os participantes se sentissem mais confiantes e entusiasmados com o próximo ano letivo.

Um especial agradecimento aos alunos do 6.º C que se voluntariaram para participar e animar esta atividade. O seu envolvimento foi fundamental para criar um ambiente acolhedor e descontraído, ajudando os mais novos a sentirem-se bem-vindos.

A transição entre ciclos de ensino é um momento crucial no percurso escolar, e iniciativas como esta contribuem significativamente para que seja vivida de forma positiva e construtiva.