Duende… O nosso afilhado de quatro patas.
Na sala de aula conversamos sobre as características dos diferentes tipos de texto e lemos um texto do nosso livro de leitura com o título “Burros”.
Era um texto informativo que falava de um abrigo para burros que já estavam velhinhos ou que tinham recebidos maus tratos, perto da cidade de Mafra. O “Abrigo do Jumento”, da Associação Burricadas angaria fundos para que nada falta aos animais e promove eventos para que as pessoas possam ir participar e conhecer os burrinhos. Há também a possibilidade das pessoas apadrinharem um burro, animal quase em via de extinção.
Nós, a princípio da exploração do texto começamos a ficar muito curiosos e a professora foi à Internet, escreveu o nome da associação e logo apareceu a explicação que lemos no texto.
A professora perguntou:
– Querem apadrinhar um burro?
– Queremos, queremos! – gritamos entusiasmados.
Então, a professora telefonou do seu telemóvel e logo atendeu o senhor Diogo Pimenta que ficou muito feliz com a nossa ideia. Em seguida, o senhor Diogo disse que para apadrinharmos um burro deveríamos depositar numa conta da Caixa Agrícola a quantia de 25€ e ele depois enviava para a nossa escola o certificado do nosso afilhado de quatro patas. Aconselhou-nos a apadrinhar um burrinho que tem 10 anos e que é muito meigo. Nós aceitamos a ideia.
A professora falou com os nossos pais e cada um de nós contribuiu com 1€ e fizemos o depósito do total.
Estamos muito contentes com a documentação que o senhor Diogo nos enviou. Agora só falta fazermos uma visita ao nosso afilhado. Iremos combinar com os nossos pais e talvez no mês de maio, num sábado conheceremos o Duende.
Turma do 4º B 13-10 2017 Texto coletivo