Transferências de Competências na Área da Educação

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Mensagem do Presidente do Município às Famílias

Caras famílias

Como todos sabemos, setembro marca o início de um novo ciclo letivo, para as nossas crianças e jovens.

O que mais desejamos e esperamos é que todos eles, neste próximo ano letivo de 2022/2023, foquem a sua missão pedagógica e social, imprescindível ao seu desenvolvimento, sem os constrangimentos de anos anteriores, de forma segura e profícua, encontrando no Município um parceiro incondicional para avaliar e resolver problemas em diálogo constante com toda a comunidade educativa.

Mas para que isso aconteça a Câmara Municipal de Campo Maior disponibilizará às famílias, no seguimento das delegações de competências na área da Educação recebidas do Governo, de forma simples, na plataforma GIAE por forma a simplificar procedimentos no âmbito dos auxílios económicos.

Assim informam-se todos os encarregados de educação que podem apresentar as respetivas candidaturas à concessão de auxílios económicos da Ação Social Escolar (ASE), Atividades de Apoio à Família e Transportes Escolares, desde o pré-escolar ao ensino secundário a partir de 9 até 27 junho, na Plataforma “Giae Campo Maior”, através do link: https://giae.aecampomaior.pt que poderá ser acedida através dos sítios, do Município e/ou do Agrupamento de Escolas.

Para apresentação de dúvidas e outras questões deverá dirigir-se à Câmara Municipal – Balcão de Atendimento Único – Educação, ou ao Agrupamento de Escolas de Campo Maior, preferencialmente via e-mail: ase@cm-campo-maior.pt e/ou sa@aecampomaior.pt (colocando no assunto: “Candidatura ASE 2022/2023 + nome do aluno”) ou através do números de telefone 268680300 e 268680110.

O Presidente da Câmara,
Luis Fernando Martins Rosinha


Sobre as Candidaturas aos Auxílios Económicos

Caro(a) Encarregado(a) de Educação,

De acordo com a matrícula realizada para o seu educando iniciar a escolaridade obrigatória, nomeadamente o 1º ano, vai receber brevemente por e-mail as credenciais de acesso à plataforma GIAE.
As principais funcionalidades da plataforma GIAE são a marcação de refeições escolares, atualização de dados, acompanhamento de sumários, entradas e saídas da escola do seu educando, justificação de faltas e candidaturas aos Auxílios Económicos.
Este ano, de acordo com a legislação em vigor em matéria de transferência de competências, a gestão dos Auxílios Económicos para todos os alunos do Agrupamento de Escolas, passou para a tutela da Câmara Municipal de Campo Maior desde o pré-escolar ao ensino secundário.

No que concerne às candidaturas, existem três tipos de candidaturas; Candidatura ao ASE (Ação Social Escolar), Candidatura às Medidas de Apoio à Família e Candidatura aos Transportes Escolares. Todas elas são realizadas on-line através da plataforma GIAE.

Brevemente a Câmara Municipal de Campo Maior enviará mais informações sobre as datas de candidatura e apoios aos Auxílios Económicos.

Pode aceder à plataforma através do link: https://giae.aecampomaior.pt ou da APP.

Pode visualizar um exemplo de candidatura clicando no seguinte link: https://bit.ly/exgiaecm

Grato pela atenção dispensada.