“Eu digo não ao sexismo!”

“Eu digo não ao sexismo!” é um concurso destinado às alunas e aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário das escolas públicas, privadas e profissionais do país, promovido conjuntamente pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e que decorreu entre setembro de 2021 e janeiro de 2022. 

O concurso pretendeu levar alunas e alunos do 7º ao 12º ano a conhecer e refletir sobre as diferentes manifestações e efeitos do sexismo na sua vida, presente e futura, a mobilizar-se para o denunciar e para apelar à necessidade de o combater através da produção de vídeos, de curta duração, dirigidos a jovens e adolescentes. 

Apresentaram-se a concurso 62 vídeos elegíveis, envolvendo um total de 153 estudantes provenientes de 24 escolas ou agrupamentos de escolas. 

A aluna Glória Galguinho, do 10º A, foi uma das participantes neste concurso, com um vídeo original, integralmente criado por ela. 

Parabéns pela iniciativa!