Exposição sobre os Jogos Olímpicos

Durante duas semanas os Anéis Olímpicos deram as boas-vindas a quem entrava na Escola Secundária de Campo Maior, convidando a viajar, aprender e até recordar todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Para tal, foi organizada uma exposição composta por peças cedidas pela Academia Olímpica Portuguesa e por colecionadores particulares, bem como por trabalhos elaborados por alunos do Agrupamento dos quais se destacam não só o Mapa Mundo e todas as bandeiras dos países organizadores dos Jogos Olímpicos (JO), executados pela Turma do Curso Profissional Técnico de Turismo, mas também os diversos e criativos trabalhos das mascotes dos JO, efetuados por todas as turmas do 9.º ano.

Foram realizadas visitas guiadas à exposição, orientadas pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Desporto, onde os visitantes eram convidados a “viajar” até à Antiga Grécia, contando um pouco da história ao longo dos tempos, até chegar ao ano de 1896, ano da 1.ª Edição dos JO da Era Moderna. A visita seguia ao longo das diversas edições que se realizaram, até à última, Tóquio 2020, mostrando peças que raramente são mostradas em público. Importa referir que esta exposição foi pensada e concretizada de forma a assinalar aspetos marcantes do Olimpismo Moderno, sendo, portanto, possível observar vários aspetos relevantes, tais como a simbologia do lema, hino, anéis, juramento e chama; o facho dos Jogos do Rio de Janeiro; mascotes de vários Jogos, um painel descritivo do itinerário da viagem da missão olímpica portuguesa para os Jogos de Tóquio de 1964 e também uma camisola usada pelo atleta Francisco Lázaro, de 1912.

No final da visita, os alunos tiveram ainda a possibilidade de participar em diversas atividades, que complementavam e consolidavam a informação anterior, desde a realização de pinturas de mascotes, sopas de letras, caça ao tesouro, kahoot e montagem de um Puzzle. É de salientar o empenho, o entusiasmo e a alegria com que todos se envolveram nos diferentes desafios.

E se o propósito principal desta atividade era inspirar diversas gerações a adotar comportamentos e atitudes de acordo com os Valores Olímpicos – EXCELÊNCIA, AMIZADE e RESPEITO, acreditamos que, pelo menos durante estas duas semanas, este objetivo foi amplamente alcançado e fazemos votos para que assim se mantenha.