Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

A 27 de janeiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. 

Todos os anos se assinala este dia com o propósito de não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelo regime Nazi. Trata-se de um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.

Assim, o Grupo de História organizou uma exposição na Biblioteca Escolar da Escola Secundária acerca deste dia internacional, como forma de combater o negacionismo e a desinformação em relação ao Holocausto.

Convidamos toda a Comunidade Escolar a visitar a exposição e refletir sobre este crime… para que nunca se repita! 

“Sempre que a história é questionada, sempre que a memória das vítimas é atacada, estamos a encorajar o antissemitismo e o discurso de ódio, um flagelo diário para as comunidades judaicas em todo o mundo. Por este motivo, mais do que nunca devemos estar vigilantes. É nossa responsabilidade comum proteger a verdade e manter viva a memória de todos aqueles que sofreram com o regime nazi; apoiar a investigação e a documentação, para responder com a realidade da história às fantasias dos fanáticos; estudar e ensinar o holocausto, para que a educação previna o antissemitismo e todas as formas de racismo.”

Audrey Azoulay