“A doença de Crohn, a que poucos conhecem…” – Ação de sensibilização no âmbito da Prova de Aptidão Profissional

O aluno Gonçalo Meira, do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, realizou no dia 21 de janeiro uma atividade no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP) – “A doença de Crohn, a que poucos conhecem…”

Esta foi especialmente dirigida aos seus colegas de curso, visando aumentar-lhes o grau de capacitação sobre formas de lidar com casos de ostomias de eliminação intestinal que poderão eventualmente vir a encontrar na Formação em Contexto de Trabalho (FCT) .

Uma ostomia é um orifício criado no abdómen, em que o intestino é trazido à pele. É através desse orifício (estoma) que são eliminadas as fezes para um saco que funciona como sistema coletor. Existe um conjunto muito diverso de situações clínicas que podem levar à necessidade de uma ostomia, seja temporária ou definitiva, como são as neoplasias do intestino e também a doença de Crohn, que é uma doença intestinal inflamatória.


Nesta ação realizou-se uma pequena apresentação sobre “como é viver com um saco de ostomia de eliminação”, seguindo-se um workshop sobre os diferentes dispositivos médicos existentes, formas de utilizá-los, técnicas e procedimentos na colocação e remoção dos sacos e cuidados a ter com a ostomia.