Oficina “Flor de Papel”

O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) desenvolveu ao longo do primeiro período a Oficina “Flor de Papel”, enquadrada na disciplina de Tradição Local que faz parte do currículo desta medida. Esta oficina concretizou-se através de uma parceria estabelecida com a Associação das Festas do Povo de Campo Maior, que tem vindo a contar com o acompanhamento e colaboração da Presidente Vanda Portela.

Visando o desenvolvimento de uma metodologia multidisciplinar e inclusiva, o projeto em causa foi abraçado por várias disciplinas e também por várias turmas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, nomeadamente, a Turma PIEF 1º/2ºCEB, a Turma PIEF 3º CEB, a turma do Percurso Curricular Alternativo (PCA) e os alunos ao abrigo do Decreto-Lei nº54 de 2018 com medidas adicionais e adaptações curriculares significativas.

Neste sentido, pretende-se sensibilizar a comunidade escolar para esta tradição secular que faz parte da nossa cultura local, promovendo a passagem de conhecimentos e competências específicas nesta área, fomentando o “saber-fazer” e garantindo a continuidade desta forma de arte no tempo.

A oficina irá desenvolver-se ao longo de todo o ano letivo e prevê-se uma mostra do trabalho realizado por todos os alunos no final do ano. Atendendo ao facto de as Festas do Povo terem sido recentemente nomeadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), seria importante que este projeto ganhasse raízes junto da comunidade escolar e tivesse continuidade no futuro.