Ação de sensibilização de educação para a saúde em meio escolar – “O Marketing na alimentação”

De acordo com a DGS, “as crianças são alvo constante de estratégias de marketing e publicidade de alimentos, sendo que diversos estudos demonstram que a publicidade alimentar tem impacto nas suas preferências e hábitos de consumo alimentar”, que muitas vezes não se refletem de forma saudável, o que se é visível no aumento da obesidade infantil que se verificou em Portugal na última década. Atendendo a este facto e relembrando que nesta época natalícia geralmente há um reforço deste tipo marketing, no passado dia 15 de dezembro, o aluno Ricardo Prateiro do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito das atividades da sua Prova de Aptidão Profissional, organizou e dinamizou uma ação de sensibilização junto das turmas do 4.º ano do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro sobre esta temática tão importante. Nesta iniciativa o aluno procurou “desconstruir” as principais estratégias de marketing que são usadas com maior frequência para influenciar para “más escolhas” alimentares das crianças, de forma a capacitá-los para poderem “resistir a essa tentação” e optarem por alimentos mais saudáveis.

Os alunos do 4.º ano revelaram-se muito atentos e participativos nas várias atividades desta ação, acolhendo esta iniciativa de forma muito calorosa, recebendo até o aluno Ricardo Prateiro e os seus colegas de Curso que colaboraram na realização desta campanha, com pequenas lembranças e com um momento musical sobre opções alimentares saudáveis que todos muito agradecem.