O Bicas na Escola

Bicas_BannerA Federação Portuguesa de Desporto para pessoas portadoras de Deficiência (FPDD) realizou no passado dia 3 de junho em Campo Maior a primeira ação do projeto “O Bicas na Escola”, que envolveu 60 participantes, que tiveram contacto prático e teórico com as modalidades de Goalball, Tricicleta e Voleibol Sentado.

Bicas_campo_maior

Os participantes eram entre alunos, professores, auxiliares de educação e terapeutas. A parte da manhã foi dedicada à Tricicleta e a tarde ao Goalball e Voleibol Sentado, tendo também sido organizada uma ação de formação sobre “Abordagem e manuseamento de pessoas que se deslocam em cadeira de rodas”. O Bicas, a mascote da FPDD, esteve presente na Escola Secundária de Campo Maior, tendo atraído a atenção de alunos e professores. O “Bicas na Escola” é um projeto da FPDD dirigido às escolas com o intuito de sensibilizar a comunidade e dar formação aos Professores, com especial incidência nos de Educação Física.

Para a Federação é fundamental colocar as crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) como protagonistas das ações, no intuito de os capacitar e mostrar as suas capacidades, tendo a inclusão como pano de fundo. Como forma de apoio mais próximo às necessidades dos professores e dos alunos com necessidades educativas especiais, faremos incidir a nossa ação nas Escolas de Referência para a Educação Especial e nos Centros de Recursos para a Inclusão. Estas ações visam aumentar o número de praticantes desportivos jovens, bem como melhorar a qualidade da prática desportiva juvenil.

FPDD