Comemoração do Dia de Reis – Clube de Francês – 2º Ciclo

      A chegada do Dia de Reis deixou os alunos do Clube de Francês do 2º ciclo muito empolgados. Todos estavam ansiosos por conhecer os hábitos e tradições associadas à comemoração dessa data festiva. 

     Aguçada a sua curiosidade nas sessões anteriores, pela professora Ana Serra, foi necessário satisfazer a sua vontade de conhecimento. Já tinham ouvido falar da «galette des rois» e agora queriam saber tudo sobre esse bolo rei e prová-lo. Analisaram-se várias receitas, através das quais aprenderam a fazer esse bolo rei francês. Ainda, sobre a orientação da responsável pelo clube, conheceram diversas tradições que lhe são associadas e fizeram as coroas dos Reis Magos, entre outros trabalhos.

       As atividades  culminaram com uma festa de degustação, onde não faltou a« galette des rois» e outras iguarias confecionadas por alguns pais, como no caso dos «crêpes», ou oferecidas pelos encarregados de educação, tais como: «croissants», bolos, bolachas, batatas fritas e sumos. Organizado o banquete, a aluna mais jovem,  escondida debaixo da mesa,  procedeu à distribuição das fatias da «galette» por todos os que estavam presentes nesse dia, os quais a saborearam com prazer.  Claro que foi reservada a fatia do pobre! Este apareceu inesperadamente na sala, o professor José Emílio Pernas, e participou na comemoração. Como havia mais do que uma «galette», outras fatias do pobre foram reservadas para os elementos da direção do CERN, que estavam na escola.  No final, o rei e a rainha tiveram direito a um lugar de destaque e a uma ovação calorosa.       
Foi uma atividade inesquecível, que ficou para sempre registada nas suas memórias!