Logótipo do CCVnE “Ciência na Raia” e Dia Mundial da Ciência

O CCVnE Ciência na Raia antecipou a celebração do Dia Mundial da Ciência, que se assinala anualmente a 24 de novembro, realizando na véspera um conjunto diversificado de ações nas duas escolas do Agrupamento, com alunos de vários anos  de escolaridade, com atividades de microscopia, de construção de um braço hidráulico, de jogos matemáticos e de xadrez que dinamizaram o espaço da exposição “A Filosofia e a Ciência de Mãos Dadas” na Biblioteca da Escola Secundária, culminando com a entrega dos prémios aos trabalhos selecionados do concurso para a criação do logótipo do CCVnE Ciência na Raia.

Todos os candidatos estiveram de parabéns pela criatividade e participação, tendo o júri selecionado como vencedor uma das propostas apresentada a concurso pelo professor João Sobreiro, que já está exposta numa parede da nossa sede e que se replicará.

O autor explicou que a “proposta de logótipo parte da evocação, esquematizada, de um conjunto de células eucarióticas, procurando uma associação visual com a atividade científica através de uma imagem facilmente reconhecível. A simplificação da configuração das células visa a clareza na «leitura» do logótipo; a geometrização da mesma pretende sugerir o rigor metódico naturalmente associado à atividade científica. A paleta de cores adotada busca uma aproximação à existente no logótipo do AECM, contribuindo para uma coerência cromática na identidade visual da instituição.

Pela utilização das cores, procurou-se realçar a presença das letras C (de Ciência) e R (de Raia), sugerida pelo desenho – a letra C a azul mais claro; a letra R a azul mais escuro.”

A revelação da beleza estética, originalidade e a mensagem evidente no logótipo do CCVnE Ciência na Raia foi uma excelente forma de celebramos o Dia Mundial da Ciência!