Visita de Estudo a Lisboa

No passado dia 7 de março, os alunos das turmas 10.º D, 10.º E e 11.º D, do ensino profissional do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, participaram numa visita de estudo a Lisboa, ao  Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e às instalações do Sport Lisboa e Benfica, inclusive ao Estádio da Luz e ao Museu “Cosme Damião”.

A visita ao Museu do Aljube permitiu aos alunos refletir sobre a importância dos direitos humanos e da democracia na sociedade atual. Através das exposições e testemunhos ali presentes, os estudantes foram sensibilizados para o valor da memória histórica na construção de uma cidadania ativa e crítica, compreendendo melhor os desafios e as conquistas da resistência à ditadura salazarista e da luta pela liberdade em Portugal.

No Estádio da Luz, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a importância das infraestruturas desportivas na formação e desenvolvimento dos atletas, assim como compreender o papel da inovação e da tecnologia na gestão desportiva. Já no Museu “Cosme Damião”, os estudantes contactaram com a história e o desenvolvimento do desporto português, em particular, do futebol, através da realização de um Peddy-paper sobre a história do clube. Além disso, foi possível identificar as diversas oportunidades profissionais ligadas ao setor desportivo e à gestão de eventos, incentivando os alunos a considerarem percursos ligados a estas áreas.

Os alunos regressaram a Campo Maior com uma nova perspetiva sobre a importância da cidadania ativa, da inovação, da criatividade e  da colaboração, tanto no contexto histórico como no universo desportivo.