Grupo AECM Erasmus+ em mobilidade na Hungria

Na semana entre 3 e 8 de março, dez alunos do 10.º ano do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, acompanhados por três professores, e um professor em job shadowing foram para a Hungria no âmbito da acreditação do projeto Erasmus+.

Antes da mobilidade Equipa de Projetos do AECM contactou com a professora Maria Maczelka, da escola Kiskőrösi Petőfi Sándor Evangélikus Óvoda, Általános Iskola, Gimnázium és Technikum, em Kiskőrös, na Hungria para se construir um programa. A escola de acolhimento atendeu aos temas contemplados na acreditação: ambiente, dimensão europeia, cultura e tradições. Ao mesmo tempo foi feito um plano para a docente em job shadowing no âmbito da Matemática.

O programa criado pela equipa húngara foi para além das nossas expetativas. Foi muito bem concebido; diversificado; cheio de surpresas e atividades que puderam ser realizadas com tempo, em modo degustação, podendo os nossos alunos trabalhar e conhecer vários grupos de alunos húngaros, de diferentes faixas etárias.

Chegados a Kiskőrös os participantes ficaram todos alojados numa casa da autarquia. Os trabalhos iniciaram-se na terça-feira com a receção na escola secundária. Debateram-se questões sobre o ambiente. Posteriormente, os participantes foram recebidos numa escola do agrupamento (Általános Iskola) onde foram recebidos por um grupo de professoras que lhes apresentou a Hungria, os seus sabores e a sua história. Participaram numa dança tradicional e numa corrida comemorativa do “Pancake day”. Para terminar, fizeram um passeio numa carroça para conhecer a cidade. Esta foi uma surpresa!

Nos dias seguintes, e por ser uma comunidade e escola luteranas, conheceram a sua religião e visitaram a sua igreja. Foi através de um peddy paper, que realizaram com os colegas húngaros, que conheceram o autor (poeta) maior do país, nascido em Kiskőrös, Sándor Petőfi; a sua casa e museu. Tiveram a primeira lição de húngaro. Experimentaram as roupas tradicionais húngaras e foram aos tradicionais banhos turcos. Visitaram também a produção vinícola da escola e aprenderam o processo realizado por alguns alunos para produzirem o seu vinho e levarem-no a concurso.

Nós apresentámos aos nossos anfitriões um pouco de Portugal, de Campo Maior e da região e a nossa escola. Demos uma aula de português e ensinámos a fazer uma flor de papel – a papoila. Esta atividade foi possível com o apoio do Município de Campo Maior que agradecemos.

Terminadas as atividades em Kiskőrös, e antes de regressarem a casa, foi feita uma paragem na monumental Budapeste. Uma longa caminhada pela cidade permitiu-lhes conhecer o Mercado, o Castelo de Buda, o Bastão dos Pescadores, o Parlamento e o monumento aos judeus, à beira do Danúbio, vítimas da II Guerra Mundial.

Esta foi mais uma mobilidade que ficará na memória dos participantes pela experiência e oportunidade que lhes foram dadas. Foi uma semana de partilha, colaboração, tolerância, inclusão e, acima de tudo, compreensão do significado de cidadania europeia e da sua dimensão.

Equipa de projetos do AECM