O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) tem vindo a desenvolver sessões e atividades sobre a gestão da ansiedade de desempenho com os alunos do 9.º ano uma vez que se prevê que enfrentem exames nacionais para a conclusão de ciclo, assim como a apresentação de trabalhos e muitos outros testes ao longo do ano. Este trabalho visa ajudar os alunos a lidar com o nervosismo associado a estas situações, promovendo uma preparação mais eficaz e estratégias para melhorar o seu bem-estar emocional.
A ansiedade antes de um teste pode dificultar a concentração e prejudicar a capacidade de recordar conteúdos estudados. Esta sensação de pressão pode, em alguns casos, bloquear a mente e fazer com que os alunos esqueçam informações, mesmo aquelas em que se prepararam intensamente. Reconhecer e gerir a ansiedade é, portanto, essencial para que os alunos possam focar-se e alcançar o seu potencial de desempenho.
A preparação antecipada para os testes é uma das formas mais eficazes de reduzir o nervosismo. Isso inclui métodos como a elaboração de resumos, a prática de exercícios e a clarificação de dúvidas. Ao reforçar o conhecimento de forma gradual, os alunos estarão mais preparados para enfrentar a situação de avaliação com confiança.
Durante as sessões, os alunos aprendem a lidar com os sinais de nervosismo de forma construtiva. Uma estratégia é aceitar a ansiedade como parte do processo, reconhecendo-a e dizendo a si próprios: “Estou nervoso, mas sou capaz de lidar com isso.” Esta abordagem permite que os alunos se mantenham focados, minimizando o impacto do stress e facilitando a recuperação das informações estudadas.
Para os alunos que experienciam ansiedade intensa e frequente, a ponto de interferir na sua rotina diária e nos estudos, o SPO recomenda a procura de apoio especializado junto de um psicólogo. Um profissional de saúde mental pode ajudar a desenvolver estratégias personalizadas para lidar com a ansiedade e a enfrentar situações de stress de forma mais adaptativa.
Com estas sessões, o SPO procura apoiar os alunos na construção de uma atitude positiva e confiante em relação aos desafios académicos, promovendo, assim, o seu bem-estar emocional e académico.