No âmbito do Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado internacionalmente a 20 de
outubro, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas, como tem vindo a ser tradição, dinamizou novamente, ao longo do mês de outubro, um conjunto de sessões de sensibilização e informação sobre bullying e cyberbullying.
Estas atividades decorreram nas aulas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento dos 5.º e 6.º anos, contando ainda com a colaboração de técnicos das entidades parceiras do agrupamento. O objetivo das sessões foi aprofundar o conhecimento dos alunos sobre bullying e cyberbullying, capacitando-os para a identificação, denúncia e resolução destas situações, através do trabalho em equipa. Durante as sessões, foi ainda apresentada uma nova abordagem para lidar com este problema, que pode afetar qualquer pessoa de forma
indiscriminada. Esta abordagem incluiu a abertura de canais específicos de denúncia e a
criação de Equipas de Solução, onde os próprios alunos poderão ser participantes ativos no
processo de resolução.
Com o intuito de promover uma escola cada vez mais inclusiva e amiga das crianças, ao longo do ano letivo os alunos terão a oportunidade de desenvolver, noutras disciplinas, trabalhos relacionados com esta temática. Estes trabalhos permitirão uma reflexão mais aprofundada e a partilha de resultados com toda a comunidade escolar, promovendo uma consciencialização contínua sobre a importância de um ambiente escolar seguro e respeitoso.