No âmbito da acreditação Erasmus+ para o Ensino Escolar o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, desenvolveu ao longo do ano o projeto “Flying with the Cranes”, cujo objetivo principal foi o acompanhamento da rota migratória dos grous entre Portugal e a Suécia.
Após a visita dos parceiros suecos em dezembro decorreu, entre os dias 20 e 24 de maio, a ida à Suécia para observação dos grous e conclusão do projeto.
Durante os quatro dias de estada realizaram-se diferentes atividades como observação de aves na reserva natural de Angarn, visita ao museu aberto Skansen e ao parlamento sueco e um debate sobre a sustentabilidade e a proteção ambiental desta espécie, entre outras.
Professores e alunos destacam a importância deste projeto ao nível do desenvolvimento sustentável para a adoção de práticas que promovam a proteção do meio ambiente. Para além disso, destaca-se também o contacto e a experiência com as famílias de acolhimento que foram bastante positivas para que os alunos se identificassem enquanto cidadãos europeus e para consolidação dessa identidade europeia, sobretudo no que à cidadania diz respeito, que se quer comum, mas que respeita as idiossincrasias de cada um dos seus membros.