A manhã de 28 de maio acordou com um céu limpo e um Sol radiante, propício para observação de manchas solares. Depois de montar o equipamento, pelas 9 horas, na Escola Secundária, o astrónomo José Bento começou a formação sobre utilização de telescópios. Os presentes tiveram oportunidade de aprender sobre os vários tipos de telescópios, como fazer os alinhamentos necessários à observação e como colimar um telescópio refletor newtoniano.
A observação das manchas solares teve início pelas 11 horas, também na Escola Secundária. A observação do Sol só é possível utilizando um filtro que protege os nossos olhos da radiação; nunca olhar para o Sol sem as devidas proteções.
As manchas solares são zonas de menor temperatura, na superfície do Sol, que apresentam fortes campos magnéticos. Cada pequena mancha na imagem seguinte, captada no local, é maior que todo o planeta Terra.
O Agrupamento de Escolas e o Clube Ciência na Raia agradecem a colaboração do astrónomo José Bento. A sua disponibilidade para partilhar equipamento e conhecimentos tem sido inestimável e fundamental nas atividades de divulgação da astronomia.