Um eco trilho sensorial no Festival dos Grous – Atividade da Prova de Aptidão Profissional de aluna do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa

Na manhã do dia 2 de fevereiro, os Cursos Profissionais de Técnico de Ação Educativa e de Informática e Sistemas participaram numa atividade integrada no projeto da Prova de Aptidão Profissional da aluna Soraia Pereira. Esta aluna, em articulação com o CEAN, que integra o programa Eco-Escolas, e com o GEDA, definiu e dinamizou um Eco trilho sensorial que fez parte da programação das atividades da comunidade escolar no VI Festival dos Grous. Este percurso é muito acessível, tem grandes potencialidades e uma componente inclusiva e realizou-se num olival tradicional junto ao CAX – Centro Ambiental do Xévora, com os alunos do pré-escolar do CEAN e com as crianças da Unidade de Ensino Especializado e Estruturado do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. A atividade permitiu que as crianças descobrissem mais sobre a Natureza e, simultaneamente, se sentissem mais próximas e ligadas a ela. As crianças adoraram sentir a Natureza e sentir-se livres, a “saltar em poças de lama”, entendendo que não havia mal em sujar-se, pois isso fazia parte de ser criança.

Para o sucesso desta iniciativa, foi fundamental a colaboração de todos os que nela participaram, aos quais se agradece.