Comunicação Dinâmica e Criativa

Os técnicos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior têm vindo a desenvolver o projeto de Promoção Do Sucesso Escolar com as turmas do Ensino Pré-Escolar e/ou do 1º Ciclo de Escolaridade.


Dentro deste projeto, na área da Terapia da Fala com a colaboração do técnico especializado na Área da Cultura, este Ano Letivo volta-se a implementar o programa “Comunicação Dinâmica e Criativa” com os nossos alunos de transição do ensino Pré-Escolar.


Durante as sessões será enquadrada a implementação do “Brinca e lê – Programa de estimulação de pré-requisitos para a leitura e escrita”, assim como atividades que promovem a comunicação e criatividade através do brincar.


Sabe quais as competências necessárias para a aprendizagem formal da leitura e da escrita? Deixamos alguns exemplos, relembrando que é de extrema importância que sejam estimuladas em todos os contextos, como forma de preparar as crianças para mais uma etapa do desenvolvimento:


 Consciência fonológica: identificação de rimas, divisão silábica, noção de frase,
identificação da sílaba inicial
 Motricidade fina e coordenação olho-mão: pegar no lápis, desenhar, recortar
 Memória visual e auditiva
 Capacidade de atenção
 Capacidade de lidar com a frustração
 Identificar e nomear os números até 10

Estas são algumas das competências que serão trabalhadas ao longo do ano letivo de forma muito dinâmica, divertida e agradável para todos!