Exposição de terrários: O mundo numa bolha!

As turmas A e C do oitavo ano na disciplina de Ciências Naturais decidiram fazer os seus próprios terrários, utilizando material que conseguiram arranjar na escola ou em casa. Para além de terem ficado magníficos, estes terrários ajudaram a consolidar aprendizagens.

Os terrários permitem-nos observar o funcionamento de pequenos ecossistemas e compreender melhor o modo como as atividades dos seres vivos (alimentação, respiração, fotossíntese) interferem nos ciclos de matéria e promovem a sua reciclagem nos ecossistemas. As plantas são as principais responsáveis pela evapotranspiração. A evapotranspiração e a evaporação fazem parte do ciclo hidrológico e permitem uma interligação entre os subsistemas: atmosfera, geosfera e biosfera. O vapor de água libertado pelas plantas condensa em contacto com o vidro e escorre para o solo. Assim, fica novamente à disposição das plantas. Estas, através da respiração, consomem dioxigénio e libertam dióxido de carbono. Na presença de luz, realizam a fotossíntese, consumindo o dióxido de carbono, libertando o dioxigénio e produzindo compostos orgânicos.

Os terrários constituem um sistema fechado, tal como o nosso planeta Terra, o que também permite extrapolar para outra escala, criticamente, o modo como a ação humana pode interferir nos ciclos de matéria e afetar os ecossistemas. É o nosso mundo numa bolha!