Comemoração do Dia de Reis

      O Clube de Francês do 2º ciclo comemorou o Dia de Reis segundo a tradição francesa.  Na semana antes, durante as sessões do clube, os alunos tomaram conhecimento dos hábitos e tradições associadas à comemoração dessa data festiva.  Seguidamente, em conjunto com a professora Ana Serra, organizaram os preparativos para o evento.

   A «galette des rois», bolo rei francês, era o doce principal e, como não conheciam, todos queriam prova-lo, principalmente depois de saberem a receita. Para além disso, queriam usar as coroas dos Reis Magos, que com tanto empenho elaboraram, eleger o rei/rainha depois de distribuídas as fatias da «galette» pelo aluno mais novo escondido debaixo da mesa e entregar a fatia ao pobre. Assim foi, seguindo a tradição. Contudo, como havia mais do que uma «galette», outras fatias do pobre foram reservadas para os elementos da direção do CERN.

     Foram momentos de alegria e boa disposição, os que se viveram durante as sessões nesse dia, que juntou quase todos os alunos do clube, num total de vinte e seis alunos, que permaneceram nos dois tempos letivos ou num deles. Outros, infelizmente, não puderam vir, mas não faltará quem partilhe o acontecimento com eles, pois foi uma experiência diferente, viveram-se momentos únicos, que ficarão nas memórias de todos.

          Ainda durante o banquete, outras iguarias francesas e portuguesas foram degustadas. Na mesa, não faltaram «galettes des rois», «crepes», «madeleines», «tartelettes», «gaufres», «biscuits», «galettes bretonnes» e chupa-chupas em forma de bengala de Natal.   Os alunos também trouxeram: batatas fritas, gomas, rebuçados,  chocolates, bolachas, bolos, sumos, entre outras coisas.

       Foi uma atividade inesquecível, que lhes permitiu viver um pouco da realidade francesa!