Dinamização de sessões sobre “Aprender a Gerir Ansiedade de Desempenho: ansiedade face aos testes”

O Serviço de Psicologia e Orientação tem vindo a dinamizar sessões de sobre gestão da ansiedade de desempenho com as turmas de 9.º, 11.º e 12º anos, uma vez que à maior parte destes alunos lhes será exigida a realização de exames nacionais ou a apresentação de trabalhos para a conclusão da escolaridade.

A ansiedade antes de um teste pode dificultar muito a concentração e a capacidade de lembrar o que estudamos. Quando estamos nervosos, é como se uma grande pressão tomasse conta de nós, e isso pode fazer com que esqueçamos coisas importantes mesmo que as tenhamos estudado muito.

É fundamental prepararmo-nos bem para o teste. Isso significa estudar com antecedência, fazer resumos, resolver exercícios e tirar dúvidas. Quando nos preparamos bem, é mais fácil lidar com o nervosismo no dia do teste.

Por exemplo, quando estamos a fazer um teste e nos sentimos muito nervosos, é como se a mente ficasse bloqueada e não nos conseguíssemos lembrar das respostas, mesmo sabendo que as conhecemos. É o stress a interferir com a nossa capacidade de pensar com clareza.

Para lidar com essa ansiedade, é importante aceitar esses sentimentos, como se dissesses ‘Ok, estou nervoso, mas consigo lidar com isso’. Se conseguires gerir esse nervosismo e continuar focado no teste, mesmo que sintas um pouco de ansiedade, vais conseguir lembrar-te melhor das coisas que estudaste, que te irá ajudar a ter um desempenho melhor. Se sentires ansiedade com frequência e de forma intensa, a ponto de atrapalhar o teu dia a dia ou os estudos, é importante procurar ajuda profissional, como um psicólogo. Poderás aprender estratégias para lidar com a ansiedade e encontrar maneiras de enfrentar melhor essa situação.