No dia 15 de novembro comemorou-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Nesta data, assinala-se o dia em que a Língua Gestual Portuguesa foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997.
Desta forma, é importante destacar a data, promovendo a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e garantindo o respeito dos direitos das pessoas surdas. A LGP é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas e tem por base o movimento das mãos, do corpo e expressões faciais. Esta língua possui um vocabulário próprio e uma gramática própria.
Algumas curiosidades sobre LGP:
– A língua Gestual Portuguesa tem origem no Sueco, e começou a ser ensinada em Portugal no século XIX quando o Rei D. João V mandou chamar um professor Sueco à corte para educar a comunidade surda.
– A Língua Gestual não é universal. Cada país tem a sua própria Língua Gestual e os seus próprios gestos.
– Para algumas palavras existem gestos diferentes consoante a região do nosso país;
– Os meninos e meninas surdos, em Portugal têm a disciplina de LGP como língua materna nas escolas;
– As escolas que têm núcleos com meninos surdos são adaptadas a esta realidade e como tal, além das campainhas que marcam o início e fim de aulas, têm também sinais luminosos;
– Não é correto dizer Linguagem Gestual Portuguesa, mas sim Língua Gestual Portuguesa. Tal como também não se diz Linguagem Portuguesa, mas sim Língua Portuguesa;
– Também não é correto chamar surdo-mudo a um surdo. Uma pessoa surda apresenta uma perda auditiva, mas tem cordas vocais e como tal, muitos surdos conseguem falar.
Para assinalar este dia, os alunos das turmas do 8ºB e do 10ºB aprenderam alguns gestos para partilhar com toda a comunidade escolar através de um vídeo.