Brinca e lê – Programa de estimulação de pré-requisitos para a leitura e escrita

Atualmente, sabe-se que existe uma forte relação entre o desenvolvimento cognitivo, motor e da linguagem. Também se sabe que o desenvolvimento destas componentes influencia a aprendizagem. Neste âmbito, surge o projeto de PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR, que está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com as turmas do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo de Escolaridade.

De forma a estimular os pré-requisitos para a leitura e escrita, implementou-se o “Brinca e lê – Programa de estimulação de pré-requisitos para a leitura e escrita”, com os alunos finalistas das turmas de ensino Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, durante o 2º e 3º período letivo.

Simultaneamente, estimularam-se competências psicomotoras, neurocognitivas e de linguagem, integrando estímulos visuais, auditivos, táteis e cinestésicos, de forma a potenciar as aprendizagens, o desenvolver a imaginação e a criatividade, a associação de ideias e o jogo simbólico. Permitiu também detetar precocemente dificuldades emergentes nos processos necessários à aquisição da leitura e da escrita, atuando na prevenção e no ultrapassar de dificuldades.

O programa foi implementado pela Terapeuta da Fala do agrupamento com a colaboração de outros técnicos do agrupamento e de entidades parceiras, nomeadamente o Técnico Especializado na Área da Cultura do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, a Terapeuta da Fala do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Jovens e a Psicóloga da Equipa Local de Intervenção Precoce de Campo Maior.