Visita de estudo a Rio Maior

                No passado dia 15 de março as turmas do Curso Profissional de Turismo (12.ºD) e Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural (10.ºE) foram a Rio Maior visitar alguns dos pontos de interesse cultural e turístico da região.

                Durante a manhã os alunos visitaram as Salinas Naturais de Rio Maior consideradas uma maravilha da natureza por se encontrarem numa zona a 30 km do oceano.

                Situadas num vale no sopé da Serra dos Candeeiros, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, estas são as únicas salinas interiores existentes em Portugal e as únicas em funcionamento na europa. Com o oceano a 30 km, o sal é vestígio da presença do mar em épocas remotas e a água de onde é extraído, provém de um poço após passar uma jazida de sal-gema.

                Após a visita às salinas, o grupo visitou a Casa Senhorial de Rio Maior ficando a conhecer alguns dos vestígios da presença romana na cidade e um pouco da sua história posterior (e que também faz parte da nossa história), envolvendo as lutas entre absolutistas e liberais.

                No período da tarde, alunos e professores foram até às Alcobertas e, guiados pela Cooperativa Terra Chã fizeram parte da Rota da Água. A pé trilharam um curto caminho da Serra dos Candeeiros para poderem visitar a Gruta das Alcobertas. Após a visita à gruta foram conhecer o Olho de Água das Alcobertas, faltando tempo para visitar o dólmen e os silos. Fica para uma próxima oportunidade.

                Esta foi uma visita muito enriquecedora para os alunos que concluem este ano o seu curso, podendo alguns deles aproveitar as diferentes ofertas turísticas desta região – turismo histórico, cultural, na natureza, … – para a sua reflexão final. Para os alunos do 10.º ano, e estando estes num curso de turismo ambiental e rural, a visita serviu para motivá-los a começarem a pensar nas suas PAPs e nos projetos que podem desenvolver neste âmbito: aproveitar o produto local e as ofertas locais para desenvolver um produto seu, inovador e com hipótese de sucesso.