ERASMUS+ H2OMAP – Mobilidade em Portugal

Entre os dias 6 e 9 de março decorreu a última mobilidade do projeto H2OMAP. Desta vez foi o nosso Agrupamento a entidade de acolhimentos.

O projeto Erasmus+ H2OMAP – Inovação Educativa através do Mapeamento da herança Hidráulica entra assim na sua reta final. Após três anos de novas experiências e de muitas aprendizagens podemos dizer que esta última mobilidade de alunos foi uma excelente forma de concluir o projeto.

Durante quatro dias, divididos entre Campo Maior e Elvas, alunos e professores puderam disfrutar de atividades diversificadas que permitiram um maior conhecimento e aproximação à cultura portuguesa ao mesmo tempo que experimentaram a ferramenta de mapeamento hidráulico desenvolvida pelas Universidades parceiras.

Em conjunto fez-se o mapeamento de várias fontes de Campo Maior, do Aqueduto da Amoreira e da Cisterna de Elvas, pontos estes que posteriormente serão utilizados na construção de um mapa histórico da zona. Momentos pedagógicos que foram intercalados com visitas culturais, como a realizada ao Forte da Graça ou ao Museu Lagar em Campo Maior e ao Museu Militar em Elvas. Houve ainda tempo para um workshop na Casa das Flores onde todos apreciaram e aprenderam sobre esta querida tradição e uma visita à mini-hídrica da Barragem do Caia