Homenagem a Timor-Leste

No passado sábado, 8 de outubro, ocorreu no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, uma evento de Homenagem a Timor-Leste. Num primeiro momento, foi projetado o documentário “Lusitânia Expresso” e apresentado, em primeira mão, um teaser da série de ficção “Abandonados”, ambos realizados por Francisco Manso. É de salientar a presença do realizador no auditório, tendo interagido com a plateia.

Na sequência do massacre levado a cabo por militares indonésios a 12 de Novembro de 1991 no cemitério de Santa Cruz em Díli, Timor Leste, estudantes de vários países do mundo realizaram uma arriscada viagem marítima que ficou conhecida por missão “Paz em Timor”.

A missão, uma iniciativa da equipa da revista “Fórum Estudante”, liderada por Rui Marques, foi levada a cabo no ferryboat “Lusitânia Expresso”, que transportava habitualmente veículos. Um navio com muitas limitações, sem quilha, iria fazer uma enorme viagem até à Austrália. Partindo de Lisboa com 15 tripulantes a bordo, chega a Darwin a 8/3/1992, de onde parte no dia seguinte, em direção a Díli, com cerca de 120 passageiros a bordo, a maioria estudantes, de vinte e três países.

O objetivo declarado desta viagem era depor uma coroa de flores no cemitério de Santa Cruz, em memória do massacre aí ocorrido no ano anterior.

Mas o objetivo principal era, obviamente, denunciar ao mundo a violência que estava a ser cometida pelo Indonésia em Timor Leste.

Baseada em factos reais, “ Abandonados”,  recorda a aliança inédita entre Portugueses, timorenses e australianos unindo-se contra um inimigo comum que não hesitava em cometer as maiores atrocidades contra as populações locais e contra todos os que se lhe opunham.

A série narra a situação dramática em que ficaram muitos desses homens e mulheres, esquecidos e abandonados em Timor e a luta persistente de um militar – o Tenente Pires, que contra todos os obstáculos e dificuldades, criados aliás pelo próprio governo de Salazar, tudo fez para salvar os seus companheiros, até ao seu sacrifício final.

O segundo momento da tarde passou pela inauguração da exposição de homenagem a Timor-Leste pelas embaixadoras de Timor-Leste em Portugal, Isabel Guterres, e Lurdes Bessa, representante de Timor na Suíça. Esta exposição conta igualmente com um conjunto de fotografias, modelos de habitações timorenses, trajes locais e outros objetos afetos à cultura timorense e estará disponível para visita até o dia 8 de novembro.

Para finalizar, assinalar o lançamento do primeiro livro de poesias de Amelia Bravo Vadillo cuja temática de muitos dos poemas é sobre precisamente Timor-Leste.