Mobilidade em Portugal – Enjoy the Nature
Na semana de 20 a 24 de janeiro, Campo Maior recebeu os seus parceiros do projeto Erasmus+ No more walls just bridges da Bélgica, França, Itália e Roménia, num total de 39 pessoas, sendo 13 professores e 23 alunos. Estes ficaram alojados no Hotel Santa Beatriz, que muito elogiaram.
A equipa Erasmus+ Portugal, de Campo Maior, preparou atividades relacionadas com o tema Enjoy the Nature com a finalidade de dar a conhecer a fauna e a flora locais. Assim, na segunda-feira, dia 20, acolhemos os parceiros com uma sessão de boas vindas, no auditório da escola secundária. De seguida os alunos foram divididos em grupos constituídos por elementos de todos os países. Depois de visitarem a biblioteca escolar, que preparou uma exposição alusiva a Campo Maior e suas tradições, idealizada e preparada pelas docentes Ascensão Antunes e Dália Camões, os alunos dirigiram-se para as oficinas de trabalho: jardinagem; primeiras palavras em Português e como fazer abrigos para pássaros. O primeiro teve a ajuda de um jardineiro da Câmara Municipal e supervisionado pela professora Ludovina Rosinha, o segundo contou com a colaboração das professoras Manuela Tomé e Célia Pingo e o último foi dinamizado pela professora Paula Marques. Depois do almoço, na cantina escolar, foi tempo de se dirigirem aos Paços do Concelho, onde o Presidente da Câmara deu as boas vindas, assim como os presenteou com produtos da terra. Para finalizar, este longo dia, deu-se a conhecer a nossa vila, os seus museus, igrejas…e jantou-se no Restaurante Trindade.
No dia seguinte, terça-feira, dia 21, de manhã, frequentaram um workshop no Centro Comunitário onde aprenderam a fazer flores de papel, ajudados pelas senhoras Céu Militão e Cristina Pêpê. Conheceram a história e evolução das festas do povo, candidata a património imaterial da humanidade. Um grupo de alunos juntou-se na elaboração de uma carta conjunta sobre o Ambiente. Posteriormente, o biólogo João Paulo Silva e o fotógrafo Ricardo Lourenço deram uma palestra acerca da fauna e flora da região. Almoçámos na escola e partimos para o campo na esperança de vermos e fotografarmos grous e abetardas. O que se concretizou, mas não como gostaríamos… não conseguimos fazer um contrato com eles. No entanto, fizemos uma caminhada ao longo do rio Caia e construíram-se camuflagens para fotografar animais no seu habitat. Jantámos no Lira Dourada e pusemos fim a este dia.
Na quarta-feira, dia 22, decidimos que era interessante dar a conhecer a Herdade dos Adaens, com o centro de interpretação do mel e o viveiro de plantas, assim como todos os animais existentes nesse espaço. À tarde viram as delícias do café, no Centro de Ciência do Café e conheceram um novo conceito de conserva de vinho, na Adega Mayor, assim como assistiram ao pôr-do-sol (supostamente, pois o sol estava envergonhado, muito envergonhado) no espelho de água ao mesmo tempo que se fazia uma prova de vinho para os professores e de sumos para os alunos. A noite rematou-se com o jantar no Faisão e no Centro Cultural maravilharam-se com o Rancho Folclórico de Campo Maior e com o espetáculo preparado pelo grupo português – Beyond Bridges.
No penúltimo dia, quinta-feira, dia 23, foi dedicado a Elvas, cidade património da UNESCO. Aqui, visitamos o aqueduto, igrejas, castelos, ruas medievais e judaicas, Museu de Arte Contemporânea e Forte da Graça. O almoço e o jantar foram servidos no Soho e Acontece, respetivamente.
No último dia, sexta-feira, dia 24, de manhã, dirigimo-nos a Marvão onde visitámos a vila e fizemos uma caminha pelo caminho medieval até à Portagem onde se almoçou. À tarde, o encerramento foi marcado por uma exposição de todos os trabalhos elaborados no decorrer da semana: fotografias, desenhos, frases em português, jardim interior e exterior e abrigos de pássaros, que posteriormente serão pendurados nas árvores da escola e a leitura da carta em que os alunos mostram as suas preocupações uma relação à natureza e à preservação do planeta. À noite, em ambiente de casa de fados, na Taberna do Barata, foi o jantar e o já… em março, Geel, na Bélgica.