Comemoração do Dia Mundial da Filosofia

18 de novembro de 2021

Os alunos do 10º e 11º anos de Filosofia e os professores do grupo da Escola Secundária de Campo Maior, comemoraram, na biblioteca, o Dia Mundial da Filosofia.

O Dia Mundial da Filosofia foi criado pela UNESCO em 2002 e celebra-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro. O objetivo deste dia é reconhecer e incentivar a Filosofia na vida do homem e na vida em sociedade. Este é um dia de reflexão e de questionamento.

Esta atividade decorreu durante duas horas na biblioteca da escola secundária com o apoio da assistente operacional D.ª Rita e da professora Piedade.

Previamente, os alunos foram desafiados e orientados pelas professoras Ascensão Antunes e Sílvia Valente para realizarem uma pesquisa sobre temas e problemas filosóficos e sobre figuras de relevo, homens e mulheres, da história da Filosofia. Com base nessa investigação colocaram informações filosóficas interessantes no interior de caixas de papelão reutilizadas, sendo que as mesmas seriam abertas e mostrariam a surpresa de cada um dos grupos de alunos, aprendizes de filósofos. As caixas planificadas foram depois expostas na galeria de exposições da biblioteca, bem como uma seleção magnífica de livros de Filosofia, antigos e recentes.

Cada um dos grupos de alunos expôs publicamente a interpretação das suas marcas filosóficas selecionadas, gerando-se um diálogo, incentivado pelos professores, que levou ao esclarecimento desta área tão importante e cada vez mais necessária para a vida do século XXI: a Filosofia. A atividade foi fechada com chave de ouro com a interpretação de uma canção em língua portuguesa pela aluna Sara Fernandes.

Foi uma parte de tarde muito interessante e profícua em que os alunos foram constantemente incentivados a participar positiva e ativamente no sentido do respeito pelas regras elementares do ser e estar filosófico coerente e consequente. Foi um excelente incentivo ao autocontrolo e um exercício da cidadania ativa.

Nota: A exposição filosófica referida pode ser visitada durante o horário de funcionamento da biblioteca.