Projeto de Cidadania – 12.º Ano – Educação Ambiental

Interação dos alunos dos 12.ºs e 7.ºs anos 
Data da atividade: 26 de março de 2021 

No passado dia 26 de março, foi iniciado o projeto de Cidadania 2020/2021, no âmbito do tema “Educação Ambiental”. Neste projeto, privilegiámos o trabalho prático e experimental, o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, relação e análise, tendo por base uma abordagem interdisciplinar dando cumprimentos aos tão conhecidos Domínios de Autonomia Curricular, ou seja, os temas ou problemas foram abordados nas diferentes disciplinas, cada uma com a sua particularidade a nível de conceitos, factos, relações, procedimentos, capacidades e competências. No início do ano foi-nos proposto o tema de “Educação Ambiental” com o qual se pretendia incentivar os alunos a conhecer o que implica o conceito de sustentabilidade ambiental. Promoveu-se ainda a reflexão sobre causas de alterações climáticas, proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem. Cada vez mais, nos dias de hoje, se ouve falar sobre problemas como o degelo das calotes polares, o aumento do efeito de estufa, a destruição da camada de ozono, a falta de recursos, como a falta de água, e todos estes se devem, em grande parte, a uma irresponsabilidade do ser humano. O objetivo da educação ambiental para a sustentabilidade consiste na promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face aos problemas ambientais atuais. Para o efeito, pretendeu-se que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento, para interpretar e avaliar a realidade envolvente, para formular e debater argumentos, para sustentar posições e opções, para que tenham capacidades fundamentais para a participação ativa na tomada de decisões informadas, face aos efeitos das atividades humanas sobre o ambiente.  

Conscientes da importância da educação ambiental os alunos do 12º ano prepararam uma atividade, envolvendo todas as turmas de 7º ano, para informar e promover atitudes ecologicamente mais sustentáveis junto dos mais novos. As três turmas subdividiram-se em 6 grupos, que “invadiram” simultaneamente as aulas de 7º ano: a turma do 12.ºC fez a apresentação do projeto e a sensibilização dos alunos para este tema, a turma do 12.ºB preparou um kahoot, para testar os conhecimentos dos alunos de 7.ºano, com várias questões acerca do tema inicial deste projeto e, seguidamente, a turma do 12ºA propôs um desafio, apresentando diferentes cartazes, para incentivar os alunos a participarem no mesmo. 

 Neste momento continuamos à espera dos trabalhos dos nossos colegas mais novos. Os trabalhos mais originais e criativos construídos com material reciclado, têm direito a prémio! Ficamos à espera…  

As turmas A, B e C do 12.º Ano