Small Talk com o Dr. João Paulo da Silva Sobre Aves de Campo Maior

Designação da Atividade: Small Talk com o Dr. João Paulo da Silva Sobre Aves de Campo Maior

Data da atividade: 24 de novembro de 2020

Resumo: A Turma do Curso de Técnico Profissional de Turismo Ambiental e Rural assistiu a uma pequena palestra dada pelo Dr. João Paulo Silva sobre as aves de Campo Maior, muitas delas abrangidas pela Diretiva das Aves.  

Descrição: Campo Maior é um Concelho dentro qual se encontra a Zona de Proteção Especial com o código PTZPE0043 com uma área de 9 579 há. Trata-se de uma área identificada como importante para a conservação das aves estepárias, destacando – se, pelos seus estatutos de ameaça, a Abetarda – Otis tarda e o Sisão – Tetrax tetrax. A nidificação do Francelho-das-torres – Falco naumanni tem sido, também, registada em locais próximos da fronteira, partilhando as áreas vitais com Portugal. Corresponde igualmente a um dos locais de invernada mais importantes para o Grou – Crus grus em Portugal.

No centro de Interpretação Ambiental do Xêvora, numa SmallTalk com o Dr. João Paulo Silva, os alunos do Curso de Técnico Profissional de Turismo Ambiental e Rural – Turma 11º E, ficaram a saber muito mais sobre as “nossas” aves Campomaiorenses. 

A atividade contou com a colaboração do Técnico Comunitário, Miguel Paula Campos, e dos professores Idalina Simões, Regina Cruz e Luís Santos.