Projetos Erasmus + aprovados para o Agrupamento de Escolas de Campo Maior – Escola Secundária de Campo Maior

Foram aprovados três novos projetos da família Erasmus+ em que participam a Escola Secundária do Agrupamento de Escola de Campo Maior, para este ano letivo e seguintes.

O projeto H2O – Map (Hydraulic Heritage mapping), com o objetivo de criar uma plataforma interativa com base na herança histórica e hidrográfica e irão trabalhar em parceria coma Universidade Jaume I e o Instituto de Penyagolosa, ambos de Castellon e a Universidade de Alicante, de Espanha. De Itália estão envolvidos o Instituto Superior de Taramelli-Foscolo e a Universidade, ambos de Pavia. Do nosso país, para além de nós, juntou-se a Escola Secundária D. Sancho de Elvas. Este é um projeto de três anos e destina-se aos estudantes dos 10.º ano, ensino profissional de Turismo e dos 10.º e 11.º anos de escolaridade, ensino regular.

Com o propósito de divulgar a língua castelhana, outro dos projectos aprovado é  Escritores&Docentes que pretende desenvolver um portal criativo, para se usar em sala de aula, em que as atividades promovam o ensino da Língua Espanhola através da criação literária. Acompanham-nos neste percurso o Agrupamento de Escolas da Bemposta, em Portimão, da Itália, o Instituto Comprensivo Vitalino Brancanti e o Liceo Estatale de Cosmi. Juntam-se, ainda a nós, de França e de Espanha, o Lycée Hénaff e o LPO la Fontaine des Eaux e a Asociación de Escritores da Província de Castellon, respetivamente. Este, está planificado para dois anos e destina-se a estudantes do 9.º e do 10.º anos de escolaridade.

Por fim, o projeto CLIL and cross – curricular relations, dirigido aos estudantes do 8.º ano de escolaridade e bianual. Nesta jornada, estamos de mãos dadas com a Espanha, a Itália, a Polónia, a República Checa e a Turquia. A intenção desta equipa é criar planos de aula sobre diversos temas, tais como Desporto, História, Teatro, Música, Geografia, que serão experimentados pelos estudantes, em língua inglesa. A nossa escola encarregar-se-á de promover uma aula de História.

            Para além dos novos projetos aprovados, continuamos com o No more walls just bridges, pois o deflagrar da pandemia impediu o seu encerramento, em março passado. Esperamos que todos se possam concretizar in loco, mas se tal não for possível, já estão a ser equacionadas alternativas.