Decoração/Exposição do Espaço Escolar – CERN. 2ºCiclo

Integrada no projecto “Comemorar o Natal”, a decoração/exposição do espaço escolar, atividade dinamizada pelos grupos disciplinares de EV, ET e Português, dirigida aos alunos de todas as turmas do 2.º ciclo, teve por objetivo a construção de um conjunto de objetos simbólicos e estéticos de espírito Natalício, segundo técnicas e materiais aplicados na execução de flores de papel, aliando assim, a simbologia e as tradições de Natal à arte popular das flores de papel do Povo de Campo Maior, considerada Património Cultural único no Mundo. Como não podia deixar de ser, visou também a criação de poesia,  de quadras de cariz popular, alusivas à época.
Assente numa metodologia de trabalho projeto, alguns alunos fizeram pesquisas junto dos pais, familiares e amigos sobre estas artes que levaram para a sala de aula, onde os saberes foram descobertos e partilhados, outros assistiram a demonstrações realizadas por profissionais. De seguida, procederam à planificação do trabalho e à sua execução.
Os alunos participaram nesta atividade com todo o empenho e voluntariamente, num espírito colaborativo e de  entreajuda, envolveram-se outros professores, assistentes operacionais, a Biblioteca Escolar, assim como entidades parceiras.
Um agradecimento a todos os elementos da comunidade escolar e da comunidade educativa, particularmente à encarregada de educação D. Vanda Portela, ao Centro Comunitário, à Associação de Festas de Campo Maior e à D. Maria da Conceição Quinta e à senhora que a acompanhou que, gentilmente fizeram a demonstração das técnicas usadas na arte de fazer flores.
Este Natal teve um cheirinho a jardim florido semeado pelos meninos do 2ºCiclo!