Erasmus

O programa Erasmus+, subvencionado pela União Europeia, abraçou a Escola Secundária de Campo Maior com um projeto, que foi aprovado em setembro, sob o tema “No more walls, just bridges” e que envolve cinco países, Bélgica; França; Itália; Roménia e Portugal.

Entre os dias 19 e 23 de Novembro, cinco alunos e duas docentes da Escola Secundária de Campo Maior participaram na primeira mobilidade, que teve como destino a Itália, mais concretamente Bari, Escola Ettore Majorana.

Durante estes cinco dias, um grupo de mais de trinta alunos interagiu, partilhou experiências e participaram em workshops sob o tema enjoy your meal. Nestes dias tiveram ainda oportunidade de visitar a cidade de Bari, admirar as grutas de Castelhana, Alberobello e os seus Trulli, Matera, um lagar de azeite extra-virgem, assim como apreciar a cozinha italiana. Tiveram também a oportunidade de serem chefs por umas horas e darem a conhecer dois pratos típicos de Portugal: polvo à lagareiro e arroz doce, na atividade intitulada cooking show.

Os participantes da nossa escola descreveram a experiência como inesquecível, gratificante, enriquecedora e memorável.

A próxima mobilidade, para a qual já nos encontramos a trabalhar, terá como destino a Roménia, Satu Mare, em março de 2019.

Gostaríamos ainda de agradecer o apoio do Delta Cafés assim como da Câmara Municipal de Campo Maior que disponibilizaram lembranças da terra para oferecer aos representantes dos países envolvidos no projecto.

Projeto80

No passado dia 12 de janeiro os alunos da Escola Secundária foram convidados a participar no “Projeto80”. A promoção da cidadania, do empreendedorismo, do associativismo, da sustentabilidade e da preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, bem como a economia verde  e o voluntariado, foram alguns dos temas abordados pelos vários intervenientes que ao longo da manhã abordaram as problemáticas e propuseram ideias, que da parte da tarde deram mote ao debate entre os alunos.